Sobre o curso de Comunicação Social - Relações Públicas

O curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas foi criado em 1969, por meio da resolução n° 02/69 – CONSUNI, inicialmente como curso de Jornalismo.

No bojo da Reforma Universitária em 1969, aconteceu a reestruturação dos cursos da Universidade, surgindo então a ideia das habilitações. Dessa forma, em 1971 o curso passou a denominar-se Curso de Comunicação e, em 1972, definiram-se as habilitações de Jornalismo e Relações Públicas para as turmas que entraram naquele ano

Com a criação do Departamento de Comunicação Social (DECOM) em 1975, houve a necessidade de se pensar o curso de Comunicação Social dentro da Reforma Universitária. O mercado de trabalho já evocava a criação do curso de Relações Públicas, mas o que determinou sua criação foi o incentivo então chefe do departamento de Administração da UFAM, o prof. Randolph Bittencourt – que possuía especialização em Relações Públicas pela Fundação Getúlio Vargas/FGV/RJ – e principalmente, o incentivo do prof. Cândido Teobaldo de Souza Andrade, que prestava seus serviços à UFAM como docente do curso de Jornalismo, ministrando a disciplina de Relações Públicas.

Assim, o curso de graduação em Comunicação Social, por meio da Resolução n°005 de 1977 – CONSUNI, passou a formar profissionais nas habilitações Jornalismo e Relações Públicas. Com isso, estas passaram a compor uma habilitação específica, possuindo elenco próprio de matérias. A primeira turma formou-se em 1978, com seis finalistas.

Atualmente, o curso é vinculado à Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), unidade acadêmica criada dentro da Reorganização Pedagógica e Administrativa (RPA) do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Desde 2012, os alunos também cumprem estágio obrigatório, aproximando a formação teórica com a prática profissional.

Em 2020, o curso teve sua nomenclatura alterada, passando a se chamar curso de Relações Públicas, conforme a Resolução 007/2020, da Câmara de Ensino de Graduação (CEG).

A identidade visual do curso foi escolhida durante o ano de 2013, através de votação na fanpage do curso, com três opções, sendo elas criadas pela aluna do curso (até então) Berta Nery.

Acesse também as plataformas do curso