Sobre o curso de Comunicação Social - Relações Públicas

O curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas foi criado em 1969, por meio da resolução n° 02/69 – CONSUNI, inicialmente como curso de Jornalismo.

No bojo da Reforma Universitária em 1969, aconteceu a reestruturação dos cursos da Universidade, surgindo então a ideia das habilitações. Dessa forma, em 1971 o curso passou a denominar-se Curso de Comunicação e, em 1972, definiram-se as habilitações de Jornalismo e Relações Públicas para as turmas que entraram naquele ano

Com a criação do DECOM em 1975, houve a necessidade de se pensar o curso de Comunicação Social dentro da Reforma Universitária. O mercado de trabalho já evocava a criação do curso de Relações Públicas, mas o que determinou sua criação foi o incentivo então chefe do departamento de Administração da UFAM, o prof. Randolph Bittencourt – que possuía especialização em Relações Públicas pela Fundação Getúlio Vargas/FGV/RJ – e principalmente, o incentivo do prof. Cândido Teobaldo de Souza Andrade, que prestava seus serviços à UFAM como docente do curso de Jornalismo, ministrando a disciplina de Relações Públicas.

Assim, o curso de graduação em Comunicação Social, por meio da Resolução n°005 de 1977 – CONSUNI, passou a formar profissionais nas habilitações Jornalismo e Relações Públicas. Com isso, estas passaram a compor uma habilitação específica, possuindo elenco próprio de matérias. A primeira turma formou-se em 1978, com seis finalistas. Atualmente, o curso é vinculado à Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), nova unidade acadêmica criada dentro do RPA do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Além disso, desde 2012, os alunos também cumprem estágio obrigatório, aproximando a formação teórica com a prática profissional.

A identidade visual do curso foi escolhida durante o ano de 2013, através de votação na fanpage do curso, com três opções, sendo elas criadas pela aluna do curso (até então) Berta Nery.

Acesse também as plataformas do curso

Outros links