Jornal Mural Expresso

A ideia da criação do expresso surgiu em 1997 “para desenvolver uma atividade prática de sala de aula que estimulasse o ambiente com a intenção dos alunos produzirem um periódico, que ficasse a disposição de diversos públicos do ICHL”.

Inicialmente a ideia de composição do periódico era de trazer informações pertinentes somente na área da comunicação, especificamente na área das relações públicas, ficando situado na área do departamento de comunicação, apenas abrangendo esse público. Com o tempo, percebeu-se que ele era muito restrito e assim, resolveu-se estender para outras áreas do ICHL, também mudando sua localização, para a entrada do ICHL, onde existe uma grande demanda de alunos.

Na nova edição do expresso, em sala de aula, os alunos elaboram o projeto do periódico, criando missão, visão, objetivos, justificativas e estratégias, com a intenção do o aluno elaborar um projeto de um periódico. Além disso, em sala de aula é definido semanalmente o editor e os redatores das várias editorias que compõe o periódico, também semanalmente é discutido as pautas, os temas e define o título para ser abordado nas edições. Então toda semana é eleito um editor e são distribuídas as editorias para os alunos, que no caso são os redatores.

“Houve um tempo em que, sentimos a necessidade de interagir com o leitor, nós buscamos a caixa de sugestão e vimos que não houve um retorno muito grande. Mas precisávamos saber como saber como o nosso público estava recebendo a informação, se essa informação era de qualidade e se estava surtindo algum efeito, então criamos a editoria Opine.” Afirma a professora Dra. Célia Carvalho.

Continua “A editoria Opine é um espaço em branco, deixado no painel, com a ideia que o leitor opine sobre o assunto abordado na semana. E foi muito bom por que verificamos que o nosso público, não se restringe apenas aos alunos de comunicação, pelo contrário, o público maior são alunos de outros cursos. Os quatro cursos que mais opinam são de serviço social, letras, ciências sociais e filosofia. Com a editoria vimos um retorno muito grande.”

A cada periódico, que antes era desenvolvido no quinto ou sexto período, e agora está sendo desenvolvido pelos alunos do quarto período na disciplina de Produção Textual para meios Impressos, verifica-se se as editorias são pertinentes, se os alunos estão se adequando e se não estiverem, ocorre uma substituição.

Ao longo desses anos, a pesquisa de satisfação vem sendo aplicada sobre o periódico, para saber a opinião do público em relação ao que está sendo produzido. Também ocorre o projeto de pesquisa, sendo distribuído um certo número de questionários. Ao final da disciplina cada aluno faz um relatório sobre o expresso, sobre o desenvolvimento dele ao longo do período, trazendo também os prós e os contras.

A avaliação desse periódico é feita pela opinião do leitor, pela editoria Opine, pela discussão em sala de aula, ouvindo o que saiu de positivo e negativo a cada edição. E também pela opinião do professor. Como ele é um periódico semanal, ele dá um certo trabalho, já que os alunos precisam produzir semanalmente, elaborando as matérias para cumprir as pautas.

A ideia do periódico é exercitar a redação do aluno, que ele aprenda a pesquisar, que ele vá atrás da informação, por que não queremos trazer o óbvio, o que todo mundo sabe, mas sim trazer informações adicionais para manter o leitor informado e abrir uma interação também bem próxima com esse leitor.

Então ao longo dos anos, diversas editorias entraram e saíram, a partir do que os alunos consideram interessante. Atualmente existe uma que foi acrescentada pela atual turma que produz o mural, que é a editoria ‘Viral’, que trata sobre o que está viralizando na internet do tema abordado no trabalho. O expresso completa 20 anos em 2017. E a ideia principal é o exercício da redação, da coleta, produção e edição do que está sendo pesquisado. O foco principal do expresso é isso: a construção do texto.

Confira o depoimento de um dos alunos que produziram o mural nesse período!